(Português) Informe Trabalhista: Dispensa de visto de visita ao Brasil para Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão

19 . March . 2019 |

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A partir de 17.6.2019, ficarão dispensados de visto de visita aos nacionais da Austrália, do Canadá, dos Estados Unidos e do Japão, detentores de passaportes válidos, para:

  • entrar, sair, transitar e permanecer no território brasileiro, sem a intenção de estabelecer residência, para fins de turismo, negócios, trânsito, realização de atividades artísticas ou desportivas ou em situações excepcionais; e
  • estada pelo prazo de até 90 dias, prorrogável por igual período, desde que não ultrapasse 180 dias, a cada doze meses, contado a partir da data da primeira entrada no País.

Essas novas regras têm origem no Decreto 9.731/2019 publicado nesta segunda (18) pelo Presidente da República. O ato ainda esclarece que a dispensa de visto de visita é unilateral, ou seja, é válida apenas para ingresso dos nacionais daqueles países no Brasil. Dessa maneira, os brasileiros permanecem sujeitos às regras de vistos conforme a legislação desses países.

O visto de visita é um tipo de visto de curta duração que não permite que o beneficiário exerça atividade remunerada no Brasil, conforme regulamentado pela Lei de Imigração (Lei 13.445/2017) e pelo Decreto 9.119/2017. Ele é muito utilizado para a realização de negócios em território brasileiro, que, segundo a legislação, compreendem:

  • a participação em reuniões, feiras e eventos empresariais;
  • a cobertura jornalística ou a realização de filmagem e reportagem;
  • a prospecção de oportunidades comerciais, a assinatura de contratos;
  • a realização de auditoria ou consultoria; e
  • a atuação como tripulante de aeronave ou embarcação.

Acesse o Decreto 9.731/2019 neste link.

Para mais informações, entre em contato:

Fabio Medeiros
fabio.medeiros@ldr.com.br


see all publications