(Português) Ministério de Minas e Energia publica Portaria que autoriza emissão de debêntures incentivadas para financiar petróleo, gás e biocombustíveis

25 . June . 2019 |

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O Ministério de Minas e Energia publicou no último dia 17 a Portaria nº 252, que permite o enquadramento de projetos de petróleo, gás natural e biocombustíveis1 para emissão de debêntures incentivadas que tenham por objetivo a captação de recursos com vistas a implementar projetos considerados como prioritários pelo Poder Executivo federal, nos termos da Lei nº 12.431, de 24 de junho de 2011, conforme alterada.

O requerimento para enquadramento do projeto deverá ser encaminhado ao Ministério de Minas e Energia devidamente instruído com os documentos exigidos no artigo 2º da Portaria, e será considerado aprovado como prioritário mediante publicação de Portaria do Ministro de Estado de Minas e Energia, nos termos do artigo 4º do Decreto nº 8.8742, de 11 de outubro de 2016, conforme alterado.

A nova Portaria incentiva o investimento em biocombustíveis e vai ao encontro da política nacional de biocombustíveis denominada RenovaBio, instituída pela Lei nº 13.576, de 26 de dezembro de 2017, que tem por objetivo o reconhecimento do papel estratégico de todos os tipos de biocombustíveis na matriz energética brasileira, tanto para a segurança energética quanto para mitigar a necessária redução de emissões de gases causadores do efeito estufa.

Adicionalmente, a Portaria nº 252 fomenta o programa Novo Mercado de Gás, que busca incentivar o uso de gás natural no país, e o programa Abastece Brasil, que visa promover a concorrência no setor de combustíveis.

Para mais informações, entre em contato:

Caio Cossermelli
sócio-gestor
caio.cossermelli@ldr.com.br

Fabrizio Sasdelli
sócio-gestor
fabrizio.sasdelli@ldr.com.br

Milton Pinatti Ferreira de Souza
sócio-gestor
milton.pinatti@ldr.com.br

Paula Magalhães
sócia-gestora
paula.magalhaes@ldr.com.br

_______________________________________

1 Portaria nº 252, de 17 de junho de 2019, Artigo 1º, §2º: São definidos como prioritários os projetos que visem à implantação, à ampliação, à manutenção, à recuperação, à adequação ou à modernização das seguintes atividades:

I – exploração e produção de petróleo e gás natural;
II – transferência e transporte de petróleo e seus derivados, gás natural e biocombustíveis;
III – escoamento da produção de petróleo e gás natural;
IV – tratamento e processamento de gás natural; V – estocagem subterrânea de gás natural;
VI – liquefação de gás natural e regaseificação de Gás Natural Liquefeito – GNL;
VII – produção e armazenagem de combustíveis e demais derivados de petróleo;
VIII – prestação dos serviços locais de gás canalizado, nos termos do art. 25, § 2º, da Constituição da República Federativa do Brasil; e
IX – produção e estocagem de biocombustíveis.

2 Decreto nº 8.874, de 11 de outubro de 2016, Art. 4º: Para fins de fruição dos benefícios tributários de que trata o art. 2º da Lei nº 12.431, de 2011, será necessária a publicação de portaria do Ministério setorial responsável.

 


see all publications