Banco Central do Brasil e o avanço de normas na pauta ESG

28 . October . 2021 |

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O Banco Central do Brasil (“BCB”) publicou, recentemente, a Resolução nº 151/2021 (acesse aqui), que começa a regulamentar a remessa obrigatória de informações ao BCB relativas a riscos sociais, ambientais e climáticos de que tratam a Resolução nº 4.557/2017 e a recente Resolução CMN nº 4.945/2021, referentes à Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática (PRSAC) das instituições financeiras.

Segundo a nova normativa, as instituições financeiras enquadradas nos Segmentos 1 a 4 (S1 a S4), nos termos da Resolução nº 4.557/2017, devem informar o BCB sobre os riscos social, ambiental e climático a que elas e seus devedores estão expostos em operações de crédito e títulos e valores mobiliários com o envio das seguintes informações: (i) identificação; (ii) setor econômico; (iii) agravantes e mitigadores do risco; (iv) saldo devedor; (v) avaliação  do risco social; (vi) avaliação do risco ambiental; (vii) avaliação do risco climático; (viii) o enquadramento da exposição aos conceitos de natureza social, natureza ambiental e natureza climática definidos na regulamentação em vigor relativa à Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática (PRSAC); (ix) a emissão, neutralização e absorção dos gases de efeito estufa; e (x) localização. Tais dados deverão ser remetidos ao BCB semestralmente, com data-base no último dia de junho ou dezembro, respeitando-se os seguintes marcos iniciais:

 

 

A Resolução, que entrará em vigor no dia 1.7.2022, ainda prevê que o BCB deverá estabelecer os procedimentos operacionais, a forma, o prazo para remessa e as demais condições necessárias ao seu atendimento. Em caso de dúvida, consulte nossa equipe multidisciplinar especializada em ESG:

Amália Botter Fabri

Matheus Henrique Cano de Faria

João Pedro Sab Zacharias


see all publications