(Português) Coronavírus: como a pandemia gera oportunidades e inovação

24 . March . 2020 |

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Inevitável não nos depararmos com as consequências negativas que surgem todos os dias em razão do COVID-19.

Além da mudança do comportamento de cada indivíduo, as notícias sobre o tema vão desde os mapas de acompanhamento em tempo real da pandemia, como o site criado por adolescente de 17 anos¹, até o uso desses conteúdos para infectar computadores com malware².

Incrível que, em momentos tensos como o que estamos vivendo, existam pessoas que levam usuários a baixarem aplicativos a partir de domínios comprometidos e passam a registrar tudo o que é digitado e interceptam informações pessoais.

Diante de tantos desafios, não apenas os cyber criminosos se aproveitam, mas também muitos outros profissionais se destacam. Dentre tais profissionais estão os pesquisadores, os empreendedores e os matemáticos, uma vez que os números e os modelos estatísticos são usados para entender como a doença tem se espalhado³.

E não podemos nos esquecer das notáveis inovações que estão surgindo não apenas nas bancadas das universidades, mas também as desenvolvidas por empreendedores. Tratam-se de inovações como a tecnologia de uma startup de Curitiba que desenvolveu um dispositivo laboratorial, o Hilab, cuja funcionalidade é oferecer exames para identificar o coronavírus em aproximadamente 10 minutos⁴.

E, do outro lado, as ferramentas disponibilizadas em nosso ordenamento jurídico, em especial as de propriedade industrial, que viabilizam a proteção dessas tecnologias, sejam elas programas de computador, sejam invenções passíveis de proteção por patente.

Essas proteções, além de permitirem que os seus criadores e inventores se beneficiem de privilégio para a exploração exclusiva dos resultados, ainda que temporário, tornam-se importantes contribuições para a sociedade, além de serem fontes de informação para novos desenvolvimentos. Vale ressaltar que esta proteção é uma garantia de retribuição devida aos inventores, cuja proteção não limitará o acesso da população a essas invenções.

Diante desse cenário que nos gera preocupações, estamos tomando as medidas adequadas para prevenir a disseminação da doença, e seguimos viabilizando benefícios à sociedade e aos brilhantes inventores e criadores.

¹ Em https://revistapegn-globo-com.cdn.ampproject.org/c/s/revistapegn.globo.com/amp/Noticias/noticia/2020/03/adolescente-de-17-anos-cria-site-para-mapear-dados-sobre-o-coronavirus.html
² Em https://canaltech.com.br/hacker/hackers-estao-usando-apps-sobre-coronavirus-para-roubar-dados-e-infectar-pcs-161663/
³ Em https://saude-estadao-com-br.cdn.ampproject.org/c/s/saude.estadao.com.br/noticias/geral,matematicos-ajudam-a-entender-o-que-funciona-ou-nao-para-conter-o-coronavirus,70003233525.amp
⁴ Em  https://blog-aaainovacao-com-br.cdn.ampproject.org/c/blog.aaainovacao.com.br/startup-curitibana-teste-rapido-coronavirus/amp/   

Para mais informações, entre em contato:

Ana Paula Celidonio

ana.celidonio@localhost

Maysa Zardo

maysa.zardo@localhost

Danilo Martins Braga

danilo.braga@localhost

Isabella Katz Migliori

isabella.migliori@localhost

Gustavo da Costa Simões

gustavo.simoes@localhost


see all publications