(Português) Informe Ambiental e Mercados Financeiro e de Capitais| Banco Central divulga normativas relacionadas à agenda ESG

20 . September . 2021 |

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O Banco Central divulgou, na última quarta-feira (15.9.2021), uma série de normativas voltadas à incorporação de regras de gerenciamento de riscos sociais, ambientais e climáticos por parte dos integrantes do Sistema Financeiro Nacional, ampliando sua agenda ESG. As novas regras estão em conformidade com as últimas ações que o Banco Central já vinha adotando para incorporar a governança ambiental, climática e social nas atividades dos bancos e das empresas. As normas disciplinam temas como (i) a Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática (PRSAC); (ii) responsabilidade da alta direção das instituições financeiras; (iii) divulgação de informações sobre riscos ambientais, sociais e climáticos; e (iv) requisitos ESG para a concessão de crédito rural.

Para conhecer um pouco mais sobre o que estas normativas estabelecem, acesse os links abaixo:

Resoluções BCB nº 139 e 153/2021: estabelece a divulgação anual do Relatório de Riscos e Oportunidades Sociais, Ambientais e Climáticas (Relatório GRSAC) por parte das instituições financeiras, que deve conter informações sobre: (i) governança do gerenciamento dos riscos, incluindo as atribuições e as responsabilidades das instâncias das instituições envolvidas com o gerenciamento do risco social, do risco ambiental e do risco climático, como o conselho de administração, quando existente, e a diretoria da instituição; (ii) impactos reais e potenciais, quando considerados relevantes, dos riscos nas estratégias adotadas pela instituição nos negócios e no gerenciamento de risco e de capital nos horizontes de curto, médio e longo prazos, considerando diferentes cenários e; (iii) processos de gerenciamento dos riscos.

Resolução BCB nº 140/2021: institui a Seção 9 (Impedimentos Sociais, Ambientais e Climáticos) ao Capítulo 2 do Manual de Crédito Rural, estabelecendo que não será concedido crédito rural: (i) aos produtores que não estejam inscritos ou cuja inscrição se encontre cancelada no Cadastro Ambiental Rural (CAR); (ii) a empreendimento total ou parcialmente inserido em Unidades de Conservação, salvo se a atividade estiver em conformidade com o Plano de Manejo; (iii) a empreendimento que esteja inserido em terra indígena homologada ou em comunidade quilombola; (iv) a empreendimento situado no Bioma Amazônia localizado em imóvel em que exista embargo vigente decorrente de uso econômico de áreas desmatadas ilegalmente no imóvel e; (v) a empregador que mantiver trabalhadores em condições análogas à de escravo.

Resolução CMN nº 4.943/2021: altera a Resolução CMN nº 4.557/2017, que dispõe sobre a estrutura de gerenciamento de riscos, de capital e a política de divulgação de informações, incluindo a divulgação de informações sobre riscos ambientais, sociais e climáticos.

Resolução CMN nº 4.944/2021: altera a Resolução CMN nº 4.606/2017, que dispõe sobre a metodologia facultativa simplificada para a apuração do requerimento mínimo de Patrimônio de Referência Simplificado (PRS5), os requisitos para opção por essa metodologia e os requisitos adicionais para a estrutura simplificada de gerenciamento contínuo de riscos, incluindo a divulgação de informações sobre riscos ambientais, sociais e climáticos.

Resolução CMN nº 4.945/2021: institui a Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática (PRSAC) e estabelece sua implementação pelas instituições financeiras.

Em caso de dúvida, consulte nossa equipe multidisciplinar especializada em ESG: aqui e aqui.


see all publications